Legislação e Normas Técnicas

Legislação e Normas Técnicas | Avaliação de Software

 

Despachos e normativos da Entidade Supervisora nacional, no âmbito do Regulamento eIDAS

Relativo à Identificação de pessoas físicas através de procedimentos de identificação à distância com recurso a videoconferência.

Define os requisitos para os procedimentos e sistemas de identificação por videoconferência, bem como da certificação e avaliação da conformidade dos procedimentos e sistemas de identificação por videoconferência, para os efeitos definidos na alínea d) do n.º 1 do artigo 24.º do Regulamento eIDAS.

Relativo à criação de assinaturas eletrónicas à distância, com gestão por um prestador qualificado de serviços de confiança em nome do signatário.

Define os Requisitos para a utilização de sistemas e produtos de confiança para criação de assinaturas eletrónicas à distância, bem como da Avaliação da conformidade dos sistemas e produtos de confiança utilizados para a criação de assinaturas eletrónicas à distância.

 

Legislação Nacional

Normas Técnicas

GNS / NT-D 01 - Requisitos para a Credenciação de Auditor de Segurança previstos no Decreto Regulamentar nº 25/2004, de 15 de Julho
GNS / NT-D 02 - Requisitos mínimos de Segurança Física de Instalações de Entidades Certificadoras
GNS / NT-D 03 - Requisitos para Entidades Certificadoras que emitem Certificados Qualificados
GNS / NT-D 04 - Regras para a Auditoria de Entidades Certificadoras que emitem Certificados Qualificados

Legislação Europeia

Relativo à identificação eletrónica e aos serviços de confiança para as transações eletrónicas no mercado interno e que revoga a Diretiva 1999/93/CE.

Estabelece o quadro de interoperabilidade, nos termos do artigo 12º, nº 8, do Regulamento (UE) n.º 910/2014 do Parlamento Europeu e do Conselho relativo à identificação eletrónica e aos serviços de confiança para as transações eletrónicas no mercado interno.

Estabelece as especificações técnicas mínimas e os procedimentos para a atribuição dos níveis de garantia dos meios de identificação eletrónica, nos termos do artigo 8º, n.º 3, do Regulamento (UE) n.º 910/2014 do Parlamento Europeu e do Conselho relativo à identificação eletrónica e aos serviços de confiança para as transações eletrónicas no mercado interno.

Estabelece as especificações técnicas e os formatos relativos às listas de confiança, nos termos do artigo 22º, n.º 5, do Regulamento (UE) n.º 910/2014 do Parlamento Europeu e do Conselho relativo à identificação eletrónica e aos serviços de confiança para as transações eletrónicas no mercado interno.

Estabelece especificações relativas aos formatos das assinaturas eletrónicas avançadas e dos selos eletrónicos avançados para reconhecimento pelos organismos públicos nos termos dos artigos 27º, n.º 5, e 37º, n.º 5, do Regulamento (UE) n.º 910/2014 do Parlamento Europeu e do Conselho relativo à identificação eletrónica e aos serviços de confiança para as transações eletrónicas no mercado interno.

Estabelece normas para a avaliação da segurança dos dispositivos qualificados de criação de assinaturas e selos nos termos dos artigos 30.º, n.º 3, e 39.º, n.º 2, do Regulamento (UE) n.º 910/2014 do Parlamento Europeu e do Conselho relativo à identificação eletrónica e aos serviços de confiança para as transações eletrónicas no mercado interno.

 

Formação disponível para o ano de 2015

 

 

 

Curso Geral de Segurança da Informação Classificada (CGSIC) é destinado a quadros superiores e quadros técnicos da administração pública, das Forças Armadas, das Forças Segurança e de organismos privados.

Curso de Sistema Eletrónico de Informação (CSEIF) é destinado quadros das Forças Armadas, Forças de Segurança e da Administração Pública, no desempenho de funções em Órgãos de Segurança, onde se encontrem instalados terminais com SEIF.

 Saiba mais

 Certificado

 

 



Certificado "Boas Práticas
em Acessibilidade Web 2015"